Olhar o passado: ao contrário de o lamentar e sofrer, temos que o transformar numa fonte de alegria, por pior que ele tenha sido.

CHIUTA - C.CAÇ.2359

Panorâmica do aquartelamento
.
CHIUTA
.
Sede da Comarca com o mesmo nome, situava-se a Norte da cidade de TETE, do outro lado do Zambeze, na margem esquerda e distava do Matundo +/- 90 km.
Partindo de Mutapa, local junto à picada TETE - BENE onde se localizava a cantina do Sr. Monteiro “Flor do mato” iniciava-se então a subida do vale e encosta da serra da Chiuta, percurso, com algumas subidas íngremes pelo meio e, onde por vezes se avistavam animais ferozes, ao fim de 12 km lá atingíamos um pequeno planalto que se formava quase no cimo da serra.
Era aqui que ficava o posto de Administração da Chiuta, a residência do Sr. Administrador e sua família; os filhos, um casal, estudavam em Lourenço Marques e só lá iam passar as férias escolares. Um pequeno aglomerado de palhotas tradicionais duma vulgar aldeia indígena, mas com outro tratamento, servia de habitação ao pessoal administrativo do Posto e aos respectivos cipaios (polícia da Administração). Neste pequeno planalto existiam ainda várias machambas da Administração e onde se cultivavam variados frutos tropicais e legumes, durante todo o ano. Havia também uma piscina que se enchia durante o dia com a água que brotava de uma nascente mesmo no cume da serra e que depois era canalizada para um depósito que abasteceria as residências. À noite, a piscina era aberta e a água jorrava por uma íngreme escarpa onde no fundo era conduzida para um gerador que iria produzir a electricidade necessária para iluminar as residências. Os efectivos militares deslocados para este destacamento, eram normalmente um pelotão de atiradores reforçado com elementos de outras especialidades pertencentes à C. Caç 2359, estavam instalados numa habitação que em princípio seria destinada ao pessoal administrativo da Comarca.
Com este “Olhar o passado” não se conseguem esquecer factos tristes e dolorosos que sentimos na pele, a perda de amigos caídos em combate, mas também se lembram imagens inesquecíveis como a beleza e encanto deste lugar no meio duma imensa vastidão agreste.
Em Setembro de 1969, fomos rendidos por um pelotão da C. Caç de Milange que iria tratar da construção de um novo aquartelamento no SABONDO.
.
Imagens do aquartelamento

.
Casa do Administrador e Administração
.
Piscina
.
Plantação de ananases
.
Aldeamento dos Cipaios


.
Actividades

.
Panorâmica da serra da Chiuta

.