Olhar o passado: ao contrário de o lamentar e sofrer, temos que o transformar numa fonte de alegria, por pior que ele tenha sido.

ACTUAÇÃO NOSSAS TROPAS

Em cumprimento da missão , as Nossas Tropas:.Fizeram muita nomadização (actuação de forças militares de efectivo mais reduzido, muito móveis, e em zonas mais afectadas pela subversão, com o fim de recolher informações, destruir meios de combate e atacar pequenos objectivos). - Montaram imensas emboscadas nas prováveis linhas de infiltração do In. - Patrulharam intensamente, com meios auto e apeados, toda a ZA estabelecendo um estreito contacto com as populações a fim de procurar manter o seu controle e realizar a pesquisa e recolha de notícias. - Promoveram muitas dezenas de Operações com efectivos variáveis entre o G.Combate e a Companhia, conforme os objectivos, recorrendo para o efeito, muitas vezes às Forças de Intervenção do Sector, destruindo assim todas as tentativas do In implantar bases no nosso território. - Colaboraram com as AAdministrativas na protecção e na acção psicossocial das populações procurando, normalmente sem sucesso, incutir a estas o interesse pela pesquisa de informações, pela detecção de grupos e agentes aliciadores In. - A pedido das AAdministrativas forneceram protecção a trabalhos e actividades económicas. - Em colaboração com as AAdministrativas organizaram a defesa das localidades, assumindo o Comando das mesmas.

- Fizeram com o Pelotão de Sapadores, não só os trabalhos de reparação de várias picadas, mas ainda a abertura da picada CAUASA - FREITAS numa a abertura da picada CAUASA - FREITAS numa extensão de 88 kms kms, que demorou 80 dias tendo sido construídos vários pontões e 2 pontes, uma das quais com com 9 mts e outra com 14 mts.
Ainda a abertura da pista de aviação em FREITAS que ficou com 600 mts de comprimento por 40 mts de largura.
- Mas com muita paciência e bastante perícia, as Nossas Tropas detectaram e desmontaram muitos dos engenhos explosivos que o Inimigo colocou nos nossos itinerários.


Comentários:

- A proximidade da Zâmbia e do Malawi, que servia de refúgio ao In trouxe sempre várias dificuldades à actuação das NT. - Foi também desfavorável a pressão que o In exercia sobre as populações fazendo com que estas tivessem medo de colaborar com as NT.
Em muitos casos, as mesmas populações acabaram mesmo por fugir para os países vizinhos. - As acções violentas do In foi, quase exclusivamente, restrita à instalação de engenhos explosivos. Normalmente, quando ensaiava acções de fogo, disparava alguns tiros para logo de seguida fugir, evitando prolongar o contacto com receio das consequências. - Foi pois através dos engenhos explosivos que o In provocou maiores danos às NT e nos criou maior insegurança. - Porque a actuação das NT não permitia que o In instalasse bases fixas no nosso território, o contacto directo da nossa iniciativa era muito dificilmente conseguido, a não ser quando alguma emboscada resultasse. Tratava-se pois de um In fluído, difícil de combater. - Uma grande dificuldade para a acção das NT foi ainda a enorme extensão da área à responsabilidade do Batalhão.

- Em resumo, podemos afirmar que as NT, servindo com muita determinação, elevado espírito de missão, muita galhardia e notável abnegação, não só conseguiram, com a sua actividade provocar insegurança no In, reduzindo substancialmente os seus intentos, como ainda provocaram algumas baixas em pessoal e material. - Pode-se considerar que a C. Caç. 2357, talvez por ser a Companhia que tinha mais próxima a fronteira da Zâmbia, foi a que teve pior zona de acção, a que foi envolvida em mais acções de fogo, a que levantou e accionou mais engenhos explosivos e, tendo um pelotão em FREITAS ((Fronteira com a Zâmbia e Malawi, fonte de constante preocupações), foi também a que teve maior número de baixas, portanto a mais sacrificada das Companhias do Batalhão. - De qualquer modo devemos considerar que as NT beneficiaram do facto dos escassos recursos humanos e materiais do In, pois se o mesmo fosse dotado de mais e melhores meios poderia ter produzido mais estragos e ter tornado a nossa missão bem mais difícil.

Diverso material capturado pelas Nossas Tropas ao Inimigo