Olhar o passado: ao contrário de o lamentar e sofrer, temos que o transformar numa fonte de alegria, por pior que ele tenha sido.

40º ANIVERSÁRIO - NOBRE POVO... NOBRE GENTE...

1968 - 2008

Realizaram-se no dia 19 de Abril de 2008 nas inatalações do R.I. 15 em Tomar, as cerimónias do 40.º aniversário do embarque do Batalhão de Caçadores 2842 para Moçambique.




Minuto de silêncio em memória dos nossos camaradas mortos
O Sr. Coronel Rego no uso da palavra



Os Dinamizadores
CCS - Pombal 2004
C.Caç. 2357 - Pombal 2004C.Caç. 2359 - Pombal 2004
Anadia - 2003 Anadia - 1975
Anadia - 1975
.
.
NOBRE POVO: NOBRE GENTE.
Em 1970 substitui o então Capitão de Artilharia, Samuel Amaral, no comando da CCaç 2357 que tinha sido transferida para a Mutarara, depois de terem estado toda a comissão em Vila Gamito. Foi uma agradável surpresa o ter encontrado uma das melhores Unidades Militares a que tive a honra de pertencer! Nos gratificantes tempos que passamos juntos dei conta dos magníficos Militares que comandava, quer pelas narrativas, de que me fui enteirando sobre a intensa actividade operacional que tinham desenvolvido na região do Furancungo-Tete, quer pelos relatórios das acções a que tive acesso, quer pela constatação pessoal da forma como todas as missões eram e tinham sido cumpridas. Foi, porém, a qualidade daquela gente, o seu apurado espírito de disciplina e aprumo o que hoje retenho daqueles magníficos tempos. Não obstante não ter compartilhado dos mesmos riscos, mantive e desenvolvi até hoje amizades profundas. Tive a honra de ter sido comandado por um dos melhores Comandantes, o Coronel José Afonso, a quem fiquei ligado por uma grande amizade de que muito me serviu em situações bem diferentes daquelas em que o conheci; posso e devo dar testemunho da sua extraordinária competência profissional, do seu patriotismo e da sua formação humana e cultural, que lhe permitiu licenciar-se em Direito e até ter exercido a advocacia com sucesso, depois de ter passado à situação de reserva. A minha saudade e a minha gratidão aqui ficam nesta hora de relembrar e honrar todos os que fizeram parte do BCAÇ 2842 e que, como ele, já partiram. Tenho também a subida Honra de ter comandado a CCAÇ 2357. Para vós SOLDADOS, Nobre Povo e Nobre Gente, que prestaram com HONRA o Serviço Militar à Pátria, tenham sido Oficiais, Sargentos ou Praças, fica também o meu orgulho de ter sido um vosso Camarada. Para os Veteranos de Guerra que se juntarem para comemorar o 40º. Aniversário do BCAÇ 2842, vai o meu abraço e a pouca coisa que é a minha pobre amizade e a minha grande consideração e respeito. . . .
João Sena .