Olhar o passado: ao contrário de o lamentar e sofrer, temos que o transformar numa fonte de alegria, por pior que ele tenha sido.

COMENTÁRIOS AO BLOG

Olá amigos e camaradas. Chamo-me Manuel Augusto Pereira de Sousa, fui Soldado Maqueiro no Fingoé, Moçambique. Pertencia à C.C.S. do Batalhão de Artilharia N.º 1882. Estive lá desde 1966 até 1968. Descobri as vossas crónicas e gostei imenso. Aí vai este meu pequeno contributo para que conste.
Com um forte abraço do Manuel Sousa. Muito Obrigado
.
Parabéns pelo excelente site. Vou ler os textos com calma.
.
Caro amigo Santos Estou-lhe sinceramente grato. Entrei no seu BLOG sem qualquer dificuldade e fiquei maravilhado com tudo o que lá encontrei. Bem hajam indivíduos como o amigo Santos que se dedicam a manter , utilizando o maravilhoso sistema da TEIA, um elo de ligação entre todos os camaradas espalhados através do mundo, levando ao conhcimento de todos, e do Mundo, as fases dramáticas da guerra que o nosso País travou com as suas colónias.
.
Meu caro amigo: Não sei se ainda se recorda mas eu fui o último comandante da CCAÇ 2357. Substitui o actual general Samuel Amaral quando a Companhia se deslocou para a Mutarara. Pedia-lhe pois o favor de colocar no magnífico Blog que criou para o BCAÇ 2842 o seguinte texto, que desde já agradeço.
.
Amigo Santos Estive a visionar parte do teu Blog e gostei de recordar. Alguns pontos tocaram-me na saudade daquela idade tão voluntariosa, tão rica de tudo e de nada.
.
Meu caro: Já dei uma vista de olhos ao blog e estou encantado.
.
Bom dia, Gosto muito do que fez. O meu pai partiu em 71 para moçambique por isso fiquei muito contente por ver que tinha realizado um blog.
.
Caro amigo, permita que assim o trate. Visitei o site "Olhar o Passado" e quero felicitá-lo. De facto está muito bem construído, navegação simples e amigável e descrevendo muito bem toda aquela factualidade com excepcional poder de síntese. É, para quem por aqueles locais andou, e nada tinha de recordação, um grande álbum. Obrigado. Digo obrigado porquê. Porque por ali andei e naturalmente o site é um registo complementar à minha memória.
.
Amigo Santos Parabéns pelo teu trabalho, está muito interessante. Devido a ter uma certa dificuldade no acesso ao computador, só agora te contacto e gostaria de o manter, pois também fiquei um bocado apanhado por Tete.
.
Só hoje tive a possibilidade de visitar o s/blog, e desde já quero agradecer o seu contributo de ser mais um a fortalecer as lembranças de uma guerra em que a n/juventude entrou de “peito aberto” esperando sempre o retorno ás origens. Infelizmente muitos deles caíram num esgar de dôr e sofrimento.
.
Caro Amigo Joaquim Santos ! Consultei o teu blog, e fiquei encantado. Está espectacular ! Eu pertenci à C.Caç. 2471 do B.Caç.2863,(fui Fur.de Alimentação) e estive no MUZE, entre Fev./69 e Junho/70. Leio e consulto tudo o que posso sobre Tete e Zambézia (para onde rodamos e acabamos a comissão). Devo dar-te os parabéns pelo bom trabalho efectuado.
.
Excelente trabalho de dedicação, não a uma causa mas aos laços que uniram a juventude que já lá vai. Resta a "mordaça" dos pseudo-libertadores instalados e que têm estado no trono do poder e, que teimam em nos "roubar" a plena cidadania e o respeito a que temos direito. "Fizemos o que devíamos...o Estado, aquilo que costuma" (P.e António Vieira). Um grande abraço.
.
Olá Caro Amigo Santos Recebi o teu e-mail com o teu trabalho que muito agradeço e pelo qual te felicito. Só com pessoas como tu é que se consegue escrever para as futuras gerações a nossa história e os feitos de uma geração que lutaram e deram o seu melhor e os mais belos anos da nossa juventude...... (Já não há militares como antigamente.....Como diria a cassete da acção psicológica do nosso tempo e referindo-se a nós "simplesmente não se comparam. São talvez um pouco mais, e talvez um pouco menos. Um pouco mais por não querer ser tanto e um pouco menos talvez por isso mesmo....." Nunca soube o que isto queria dizer mas se diziam que era é porque era...eheheheh)
.
Ao entrar no teu blogue, que está muito bem construído e pedes a quem esteve em Tete para te dar dados de companhias que estiveram nesta cidade ou em outros locais aqui vai mais um, para colocares na teu belo trabalho.
.
Visitei o seu BLOG que me despertou grande entusiasmo. Foi bom ver fotos de sítios conhecidos pois, também fui tropa em Moçambique, no Distrito de Tete, (Magoé, Chicoa, Casula, Changara, Vuende), no período 69/70. Todos os relatos me foram familiares dado que também estive durante uns quantos meses no Vuende, dado que estava colocado na Caç.Tete. Algumas vezes utilizei os abrigos construídos pela vossa Companhia pois, sofremos alguns ataques que, felizmente, não tiveram quaisquer consequências.
.
Caro Colega JOAQUIM SANTOS Estive a ver o Blog acima referido, achei LINDO, não só para os que como nos lá estiveram, como para quem pouco ou nada, sabe sobre a vida de muitos rapazes que por lá passaram, pela minha parte Muito Obrigado pelo Prazer que me deu.
.
Acabei de ler pela sexta ou sétima vez as histórias que são narradas por si e pelos seus camaradas de armas, durante a v/passagem por aquelas bandas onde também andei. Quero dar-lhe os parabéns não só pelo excelente trabalho que nos apresentam mas por me fazer reviver todos aqueles locais por mim também calcorreados e que apesar de todos os sacrifícios e dificuldades por que passei, me ligam àquele País de um modo muito especial.
.
Vi e gostei. Tens aqui um bom trabalho. Segue em frente, não o deixes morrer. Parabéns velho camarada. Por lembrares aqueles que foram espezinhados, maltratados e esquecidos. Os enteados "malditos"de uma Nação que foram tudo depois da GUERRA. Enquanto OS OUTROS "Americanos na guerra do Vitename tinham todo o tipo de apoio, respeito e viviam com dignidade (exemplo:o candidato em 2008 à presidencia dos EUA)
.
Estive em Tete, Cantina Oliveira, de Novembro de 1972 a Outubro de 1974. Acidentalmente tropecei no seu blogue que li, na sua quase totalidade, com sofreguidão. É um repositório de informações e memórias excelente sobre a vida dos militares que estiveram naquele fim de mundo. Aproveito para o felicitar por tão nobre tarefa, desejando que nela continue por muitos e bons anos.
.
Meu caro ex-companheiro de armas, Quis o acaso que eu descobrisse o seu blog, o mais completo que vi até agora sobre a guerra em Tete, pelo que lhe dou os meus parabéns. Estive 16 meses (Março de 1970 a Julho de 1971) no então distrito de Tete, como Alferes miliciano (COM69 em Boane) na Companhia de Caçadores de Tete.
.
Meu Caro Amigo Joaquim Santos
Há muito tempo que ando para tecer umas breves palavras sobre o Blogue “OLHAR O PASSADO”, por razões várias, algumas do seu conhecimento, tal não tem sido possível. Hoje, sem falta, vou colmatar esta minha falha. Nestas minhas andanças por tudo o que se relacione com a Guerra do Ultramar em geral, e Moçambique em particular, afirmo, sem demagogia, que o blogue “OLHAR O PASSADO” é, sem dúvida, uma “estante” bem arrumada, quer no seu conteúdo, quer na sua forma, onde os visitantes, nomeadamente os “TETENSES”, encontram matéria para, como o próprio nome indica, reviver o seu passado militar. O livro Aquartelamentos de TETE, de que sou autor, encontrou no referido blogue uma boa fonte de pesquisa, onde bebeu límpida informação que muito o valorizou. Força amigo Joaquim Santos, não desanime, porque a “janela de OLHAR O PASSADO”, já faz parte do quotidiano da rapaziada. Da minha parte ela é aberta frequentemente, já que mais não seja para me deleitar, como já disse, com a excelente iconográfica existente.
Um grande abraço do amigo
PEDRO DIAS
mpdias@netcabo.pt
.
Caro Joaquim Santos
Ao pesquisar nos Blogs de Moçambique deparei com este seu blog, que quero desde já agradecer, dando-lhe os parabéns pelo conteúdo, pois ao "olhar o passado" gratas recordações regressam à memória.
Pertenci à CCS do Bcaç 3843 ( era Op. Cripto) sediada em CHIPERA. Desses tempos guardo recordações boas e menos boas, mas são elas que nos fazem viver o presente, "olhando o passado".
Um abraço e votos de muita saúde e felicidades. Até sempre e obrigado.
Rui Grenha